top of page
Borboleta

Como tudo começou

Um sonho que virou realidade

Por Keila Cristina Bomfim

Criadora e Coordenadora do Projeto Social Viva Bem

Durante minha formação em Psicologia pela PUCPR, idealizei um projeto que pudesse oferecer a pessoas que normalmente não teriam acesso a tratamento psicoterápico por questões de financeiras, um atendimento equivalente ao recebido por quem tem melhores condições, afinal todos estamos sujeitos a adoecer mental e emocionalmente.

Depois de concluída minha formação, realizei vários atendimentos sociais em orientação psicológica e psicoterapia em alguns bairros de Curitiba, com o apoio dos líderes locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia - IASD. Assim, a ideia de um projeto mais abrangente ficou adormecida, mas os constantes pedidos de ajuda, que chegavam inclusive através de um programa semanal do qual eu participava numa estação de rádio aqui em Curitiba (Programa Bate Papo Novo Tempo – Novo Tempo 106,5 FM) pressionavam para que eu fizesse meu projeto “sair do papel”, pois com certeza eu não daria conta sozinha de toda a demanda. Então, comecei com os procedimentos.

Levei então os documentos para avaliação do Conselho Regional de Psicologia, em Curitiba, para averiguação dos aspectos ético/profissionais. Recebi mais orientações a respeito do atendimento de cunho social e dos cuidados quanto ao atendimento realizado nos espaços de uma igreja, para que se preservasse o trabalho estritamente voltado para o âmbito mental/emocional.


Com tudo avaliado e liberado, o desafio agora seria encontrar profissionais que tivessem disponibilidade e interesse em oferecer auxílio aos mais necessitados, sem visar lucros, recebendo apenas um valor simbólico como agradecimento e singelo reconhecimento pelo altruísmo e dedicação.


O desafio rapidamente foi superado, pois “curiosamente” em apenas duas semanas eu encontrei de formas inesperadas, psicólogas que, sem titubear, aceitaram participar e se alegraram comigo pela possibilidade da realização do meu sonho que agora fazia parte da vida delas também. 

Em 04 de abril de 2018, recebi a visita da então estudante de Psicologia Flor Gonzalez, que soube do projeto e desejava informações para que pudéssemos viabilizar os atendimentos na IASD situada no bairro Portão. Eu pensei em como faria para expandirmos para mais um local de atendimento, pois isso nunca havia passado pela minha cabeça. Contudo, fiz minha parte e esperei que as portas fossem abertas.

No dia 09 de maio de 2018 tive uma reunião com o então líder da IASD Portão, Pr. Jonas Wendrechovski, para explicar o projeto. Ele considerou que seria muito útil à comunidade ter um serviço oferecido da forma como propúnhamos e ficou com a incumbência de apresentar o projeto para a liderança da igreja local. Dias depois eu participei de parte da reunião com a liderança para exposição do projeto e após mais alguns dias soube da aprovação por parte da liderança e em seguida por todos os membros da igreja local.

Daiane da S. Asevedo, Ester dos S. L. Ferreira, Leliane R. do N. Wendrechovski e Priscila R. do C. Fernandes, foram as primeiras psicólogas que atenderam no Projeto Viva Bem Pinhais – 12 vagas preenchidas desde o primeiro dia. Contamos também com o Sr. Mario Adolfo Koterba, que de maneira cortês e dedicada abria a igreja e recebia os pacientes, direcionando-os às salas para atendimento.


Nesse mesmo período de transferências, outros pastores chegaram ao Água Verde e ao Portão, Pr. Fridolino May e Pr. Paulo Bravo, respectivamente. Entrei em contato com ambos para reafirmar as atividades do projeto nessas igrejas. Tudo acertado, continuamos.

Nesse meio tempo, algumas psicólogas saíram e outras entraram. E nesse ponto, eu mal acreditando que meu sonho havia crescido tanto.

No início de 2021, percebemos que não poderíamos mais retornar aos atendimentos presenciais, pois as agendas não coincidiam mais para que pudéssemos estar num mesmo período nos mesmos locais. Então, extremamente agradecidos, nos despedimos das igrejas que tão prontamente abriram as portas para a promoção da saúde mental/emocional a qualquer pessoa que procurasse por ajuda.

 

No Projeto Viva Bem Água Verde (2017 a 2020) foram 65 pessoas beneficiadas. No Projeto Viva Bem Portão (2018 a 2020) foram 58 pessoas beneficiadas. No Projeto Viva Bem Pinhais (2019 a 2020) foram 24 pessoas beneficiadas.

 

Agora, para o atendimento exclusivamente no formato online, fiz os ajustes necessários e iniciamos os trabalhos no dia 01/03/2021.

Pensando em como encontrar um local que tivesse o mínimo de estrutura para que os atendimentos ocorressem e que permitisse a utilização do espaço a custo zero, em junho de 2017, entrei em contato com o líder da IASD localizada no bairro do Água Verde, na época o Pr. Marcos Cavalcanti, pois conhecia o apreço que ele tinha pela Psicologia e seu entendimento da importância do cuidado com a saúde mental. Ao expor minhas intenções, o pastor prontamente reuniu a liderança da igreja local, que aprovou a liberação das salas para o projeto, passando pela aprovação de todos os membros da igreja em seguida.

Entrei em contato também com o advogado da sede administrativa da IASD para a região Central do Paraná, na pessoa do Sr. Gustavo Soares, a fim de averiguar a correta elaboração dos contratos a serem utilizados pelo projeto, para que ficasse bem ajustada a posição neutra da igreja em relação aos atendimentos, participando apenas, por consciência solidária, da cessão dos espaços. E, também, para deixar documentado o caráter voluntário do trabalho realizado pelos/as profissionais.

Adriana F. P. Moreira, Brenda K. dos S. V. B. Chaves, Gisele Manhães, Priscila R. do C. Fernandes, e eu, fomos as primeiras psicólogas a atender pelo projeto, que iniciou suas atividades em 27 de julho de 2017, com todas as vagas preenchidas desde o primeiro dia de atendimento (14 vagas). Com o apoio gentil e comprometido do Sr. Luiz Francisco de Freitas, que abria a igreja e recebia os pacientes, direcionando-os às salas para atendimento. Nesse início, por um período, recebemos também a participação de Natália de Carvalho Silva, que nos auxiliava com questões administrativas.

 

Contudo, no ano seguinte, percebi que era necessário um profissional psicólogo para fazer os cadastros dos interessados, uma vez que as demandas eram realmente bem complexas e, por vezes, era necessário fazer um acolhimento já no momento do cadastro. Assim, parei com os atendimentos e me dediquei somente a administração e coordenação do projeto, que ainda não tinha nome. Eu estava feliz e satisfeita por ver meu sonho realizado e pensei que seria o suficiente. Nesse meio tempo algumas psicólogas saíram, outras entraram.

Agora, tendo mais um ponto de atendimento, senti a necessidade de ter algo que identificasse o projeto, assim, em julho de 2018, depois de fazer uma pesquisa de opinião entre as psicólogas do projeto, entrei em contato com Flavio Stocco, para elaboração de uma logo. Em alguns dias, estava pronto – Projeto Viva Bem.

 

 

 

Assim, em agosto de 2018 iniciamos as atividades do Projeto Viva Bem Portão. Daiane da S. Asevedo, Laryssa R. Portugal, Poliany G. de S. Lima e Sonia A. Y. Kabuki, foram as psicólogas que iniciaram os atendimentos ali – 12 vagas que foram preenchidas em poucas semanas. Tendo a Flor para auxiliar na recepção aos pacientes nos dias em que eu não podia estar presente.

Nesse meio tempo algumas psicólogas saíram, outras entraram (muitas delas indicadas pela Flor).

Em 2019 o Pr. Jonas foi transferido para Pinhais, na região metropolitana de Curitiba e entrou em contato solicitando a presença do projeto lá também. Verifiquei a possibilidade com as psicólogas e, como o coração delas é grande, conseguimos iniciar as atividades do Projeto Viva Bem Pinhais, em outubro de 2019, com o retorno da psicóloga Priscila, que saíra do Projeto Viva Bem Água Verde por estar para receber seu primeiro filho e assim que soube que abriríamos mais um ponto de atendimento, já se voluntariou novamente.

Logo Original.jpg

Em março de 2020 interrompemos os atendimentos em todos os três pontos devido a pandemia. Contudo, em meados de junho alguns pacientes expressaram a necessidade de retomar as consultas. Depois de análise das possibilidades, adaptamos alguns procedimentos e começamos a atender online esses pacientes.


Com a procura aumentando exponencialmente, intensificada pelas demandas decorrentes da pandemia, expus às psicólogas meu desejo de ampliar a abrangência do projeto, abrindo vagas para o atendimento exclusivamente online.

Mas, a demanda não para de crescer e a situação financeira não para de se complicar. Vi que, ou mudávamos o formato e ampliávamos, ou precisaríamos parar. Ao colocar essas opções para a equipe, ouvi um unânime “não podemos parar”. Que dádiva estar junto dessas pessoas tão dedicadas ao cuidado com outros. É realmente um dom.

 

Assim, em janeiro de 2023, quase 6 anos após seu início, inauguramos esse site com uma renovação na nossa logo.

 

Como ser humano, tenho direito a minhas próprias crenças e convicções, e acredito que a trajetória desse projeto me confirma que esse sonho foi colocado em meu coração por Alguém maior. Não sei até onde ou até quando iremos, mas enquanto for possível, estaremos aqui, buscando proporcionar saúde e bem-estar a todos que assim o quiserem, porque desejo, ou melhor, desejamos, que todos vivam bem.

Adriane da Silva, Antônio Cláudio da Silva, Daiane da S. Asevedo, Ester dos S. L. Ferreira, Flor K. B. Gonzalez, Nora N. S. L. B. e Poliany G. de S. Lima, foram os primeiros psicólogos a atender pelo Projeto Viva Bem Online. Nesse meio tempo algumas psicólogas saíram, outras entraram, e recebemos com alegria, um psicólogo homem na equipe, pois alguns pacientes procuravam por esse perfil e não tínhamos como atender.


Crescemos mais (nesse momento temos mais de 80 pessoas em atendimento), e não pude mais conciliar a atenção a parte administrativa/financeira e o meu trabalho particular. Assim, nos últimos meses, passamos a contar com o excelente trabalho da Fernanda Pereira Bonfim, dando o suporte nessa área.

Profissionais que já contribuíram com o projeto

ÁGUA VERDE – Ago/2017 a Dez/2020
Adriana F. P. Moreira – Ago/2017 a Mar/2019
Brenda K. dos S. V. B. Chaves – Ago/2017 a Ago/2018
Gisele Manhães – Ago/2017 a Dez/2017
Priscila R. do C. Fernandes – Ago/2017 a Dez/2018
Daiane da S. Asevedo – Fev/2018 a Dez/2020
Sonia A. Y. Kabuki – Mar/2018 a Dez/2018
Nora N. S. L. Batista – Set/2018 a Dez/2020
Camila M. Graebner – Jun/2019 a Fev/2019
Ellin S. G. da C. Nunes – Abr/2019 a Nov/2019
Ester dos S. L. Ferreira – Mar/2019 a Dez/2020
Silmara Teska – Fev/2019 a Set/2019
Flor K. B. Gonzalez – Mar/2020 a Dez/2020

PORTÃO – Ago/2018 a Dez/2020
Daiane da S. Asevedo – Ago/2018 a Dez/2020
Laryssa R. Portugal – Ago/2018 a Dez/2018
Poliany G. de S. Lima – Ago/2018 a Dez/2018
Sonia A. Y. Kabuki – Ago/2018 a Dez/2018
Nora N. S. L. Batista – Out/2018 a Dez/2020
Camila M. Graebner – Jun/2019 a Fev/2019
Ester dos S. L. Ferreira – Mar/2019 a Dez/2020
Silmara Teska – Fev/2019 a Set/2019
Flor K. B. Gonzalez – Mar/2020 a Dez/2020

PINHAIS – Out/2019 a Dez/2020
Priscila R. do C. Fernandes – Out/2019 a Dez/2020
Daiane da S. Asevedo – Out/2019 a Dez/2020
Ester dos S. L. Ferreira – Out/2019 a Dez/2020
Leliane R. do N. Wendrechovski – Out/2019 a Dez/2020

ONLINE – Fev/2021 a Dez/2024
Adriane da Silva – Mar/2021
Antônio Cláudio da Silva – Mar/2021
Daiane da S. Asevedo – Mar/2021 a Out/2022
Ester dos S. L. Ferreira – Mar/2021
Flor K. B. Gonzalez – Mar/2021 a Out/2022
Leliane R. do N. Wendrechovski – Abr/2022 a Out/2022
Nora N. S. L. Batista – Mar/2021

Paula M. P. de Oliveira – Fev/2023 a Ago/2024

Poliany G. de S. Lima – Mar/2021 a Mar/2022

Equipe
atual

Coordenação

Psicóloga Keila Cristina Bomfim

 

Psicólogos

Adriane da Silva, Antônio Cláudio da Silva, Ester dos S. L. Ferreira,

Nora N. S. L. Batista e Vanessa Roberta Pauloski

 

Suporte:

Fernanda Pereira Bonfim

bottom of page